O que é que o futuro reservará à Neurofisiologia? (Fev.2009)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é que o futuro reservará à Neurofisiologia? (Fev.2009)

Mensagem  Rui Silva em Seg Mar 09, 2009 1:05 pm

O que é que o futuro reservará à Neurofisiologia?

Estamos a passar por tempos de crise, onde o investimento escassa, e o desemprego vai escalando sem sabermos muito bem quando terminará . No entanto, grandes revoluções e reorganizações acontecem nestas alturas e nunca poderemos deixar de analisar a situação actual e futura sem optimismo, mantendo também o realismo necessário.
Mantendo estes dois pontos importantes, optimismo/realismo, é de extrema importância debater o futuro da nossa área, para enfrentarmos os pontos mais fracos e frágeis da Neurofisiologia e realçar o que de melhor esta ciência tem.
Será que Neurofisiologia, nomeadamente o EEG terá os dias contados?
Manter-se-á na linha que vem seguindo nos últimos anos, ou poderemos acreditar que será uma área fundamental/ dominante para o desenvolvimento das novas tecnologias nos próximos anos?
Que áreas serão importantes para a Neurofisiologia e em que áreas será fundamental?

Debate das aulas de Novas Técnicas em Neurofisiologia, lançada pela professora Regina. Participem. Wink

_________________
Os outros riem-se de mim por eu ser diferente... Eu rio deles, por serem iguais.
avatar
Rui Silva
Admin
Admin

Número de Mensagens : 35
Idade : 30
Localização : V. N. Famalicão
Data de inscrição : 21/12/2007

Ver perfil do usuário http://neur-on.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é que o futuro reservará à Neurofisiologia? (Fev.2009)

Mensagem  Renato_C em Qui Mar 12, 2009 10:33 am

Ola a todos!

Actualmente a realidade portuguesa no que diz respeito a Neurofisiologia poderia ser bem melhor, contudo não nos podemos esquecer que a neurofisiologia não esta apenas restrita à realizaçao de EEG, Potenciais Evocados, Electromiografias e Polissonografias. Quem pensar assim sem dúvida que vai ver os seus horizontes bastante limitados.
À uns anos para cá têm sido postas em prática algumas técnicas terapêuticas (neurofeedback, estimulação magnética transcraniana, músico terapia, p300, etc...) em que a base de todo o seu processo são os exames acima mencionados, o que por si só indica um alargamento e crescimento da neurofisiologia.

Ok, estamos em Portugal... contudo se pensarmos bem, a saúde é uma das poucas áreas onde vai havendo algum crescimento, e cada vez mais se aposta e tenta melhorar o serviço de neurologia, dou o exemplo do novo Hospital de Guimarães, que ao que parece terá uma secção de neurologia bastante desenvolvida. (1 vaga é para mim Very Happy )
Outra coisa que não nos podemos esquecer é que a Neurofisiologia não existe única e exclusivamente em Portugal... EUA, Austrália, Finlândia, Espanha, Canadá, Dubai, Arábia Saudita, são alguns entre muitos paises que estão a apostar bastante na nossa área e com salários bem mais convidativos do que aqueles que se auferem em Portugal.

EEG e Neurofisiologia com os dias contados?

Imagino o que pensaria o Berger ao ouvir isto... Arrisco mesmo dizer que isso é impensável. Como poderia a Neurofisiologia ter os dias contados sem ainda ter dado metade daquilo que pode dar?

Acredito sim que haja uma evolução do EEG, evolução essa que já se tem vindo a observar, por exemlo com o aparecimento do QEEG, EEG como base do funcionamento das "consolas" de neurofeedback, associado a técnicas de neuroimagem etc...

No que diz respeito às áreas da Neurofisiologia, esta para mim é uma das grandes vantagens deste curso em relação a muitos outros da área da saúde, pois podemos fazer uma relação do sistema nervoso central e periferico com inumeras condições medicas. Como é obvio destacam-se algumas tais como: Epilepsia; Sono, Doenças do Neuronio Motor...

Para quem se pretende dedicar a esta área acho que "inovação" é uma palavra a ter em mente, principalmente para quem pretende singrar na Neurofisiologia.

Cpts
avatar
Renato_C
Veterano
Veterano

Número de Mensagens : 34
Data de inscrição : 14/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é que o futuro reservará à Neurofisiologia? (Fev.2009)

Mensagem  Hugo Ferreira em Dom Mar 15, 2009 6:52 am

Na minha opinião o futuro da Neurofisiologia esta na mão não só de possíveis investidores nesta área mas, acima de tudo nas nossas mãos....
A nossa área para além do problema do desemprego depara-se também com o problema do desconhecimento. No meu ponto de vista o primeiro ponto essencial para que a Neurofisiologia dê passos para futuro é a divulgação, sem o mínimo conhecimento do que se trata quando se fala em Neurofisiologia torna-se difícil que haja o despertar de interesse nesta área. Outro passo não menos importante é que haja investimento na área para que seja possível descobrir e desenvolver novas técnicas que permitam que a Neurofisiologia esteja sempre na linha cimeira no que diz respeito ao diagnostico e terapêutica!
Outro ponto importante é ter optimismo e acreditar que melhores dias se virão !
O que se pode ver e ouvir quando vamos consultar um fórum de Neurofisiologia ou quando se fala com alguém da área é "Neurofisiologia =desemprego", se continuarmos a alimentar isto nunca iremos conseguir que esta "provavel" situação seja invertida. Temos que ser positivos e acreditar que a Neurofisiologia tem muito para dar e, que no futuro será uma ciência respeitada e, desempenhará um importante papel na área da saúde o que no presente já se pode verificar...
Quanto ao EEG é, um dos principais exames realizados na área da Neurofisiologia e claro para que seja possível que este exame continue a ter importância será necessário que a lacunas que nele estão presentes sejam eliminadas.
Tal como o meu colega Renato disse é praticamente impossível que o EEG desapareça, é o principal exame realizado pela área da Neurofisiologia e continuará a ser, visto que faculta importantes informações diagnosticas sobre os pacientes nomeadamente em casos de Epilepsia!
A cada dia que passa vemos mais noticias de que a Neurofisiologia desperta interesse noutras áreas, áreas estas que em associação com a "nossa" Neurofisiologia podem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de novas práticas tanto tecnológicas como terapêuticas ao nível da área da saúde.
È preciso é ter força de vontade e, não desistir encarar a realidade e, quando um obstáculo surge termos força suficiente para o contornar e, não nos acomodarmos á ideia de que a “guerra” esta perdida mas, pensar que apenas perdemos uma batalha e, que mais vontade de triunfar iremos ter para ganhar a próxima….
Outro dos problemas que continuam a surgir é com os colegas de Cardiopneumologia nomeadamente no sono….Será que possuem as capacidades técnicas e académicas para realizarem de forma credível a Polissonografia? Será que no futuro próximo esta situação deixará de existir no sistema de saúde português?
Deixo ficar algumas questões para alem das acima mensionadas gostaria de obter reacçaõ;
- Será é que a classe médica têm ou terá "aversão" aos técnicos?
-Será que não vêm num TDT um parceiro útil e tecnicamente credível?


Cumprimentos…..
avatar
Hugo Ferreira
Veterano
Veterano

Número de Mensagens : 39
Localização : Braga
Data de inscrição : 30/12/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que é que o futuro reservará à Neurofisiologia? (Fev.2009)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum